E-commerce – Os benefícios de uma loja virtual

//E-commerce – Os benefícios de uma loja virtual

E-commerce – Os benefícios de uma loja virtual

O comércio online não para de crescer. Entenda porque ele também pode ser aplicado no seu negócio.

Para quem quer trabalhar com vendas é essencial entender o comportamento do seu consumidor. Naturalmente não há uma fórmula mágica para isso, até porque cada um tem os seus próprios hábitos de compra. Mas uma coisa é certa: a internet afetou significativamente as relações de consumo na sociedade. Hoje é mais fácil comparar preços e pesquisar sobre um produto ou serviço, e boa parte das pessoas preza pela comodidade ao fazer suas compras. Com isso, o e-commerce é uma tendência que está em alta e deve continuar ganhando espaço.

Sobre esse formato de vendas, é importante desmistificar algumas noções inapropriadas. Uma delas é a de que ele só funciona para grandes empreendimentos. Na verdade, pequenas e médias empresas também podem se beneficiar da criação de um loja virtual. Outra é a ideia de que só compensa fazer vendas online se o seu catálogo de produtos e/ou serviços for bastante diversificado. Não há nenhuma relação entre esses aspectos.

Por isso, tenha certeza de que o e-commerce pode revolucionar as suas vendas. Os motivos para isso são diversos. Para que você esteja seguro de que essa medida trará muitos resultados positivos para o seu faturamento, confira alguns deles:

1) A praticidade de se vender em uma loja virtual. A possibilidade de realizar uma compra com segurança e facilidade sem precisar sair de casa é um diferencial que a sua empresa pode oferecer para o público dela. Em muitos casos isso vai interferir diretamente na decisão de compra dele. Saiba que a maior parte dos brasileiros prefere fazer compras online do que em lojas físicas.

2) Baixo custo e atendimento 24 horas. Aderindo ao e-commerce você estende a oferta dos seus produtos e/ou serviços para além do horário comercial. Com isso, seus clientes poderão efetuar uma compra a qualquer hora do dia, e de forma automatizada. Portanto você não terá a necessidade de designar um funcionário especificamente para trabalhar com o atendimento deles. Isso gera uma economia de gastos para a sua empresa.

3) Monitoramento do seu consumidor. Abrir uma loja virtual permite que você rastreie o trajeto que levou o seu consumidor a comprar do seu estoque. Com as ferramentas de métricas disponibilizadas na internet é possível mensurar a efetividade de um anúncio que você tenha produzido. O acesso a dados como o número de conversões em vendas dele, por exemplo, fornece uma base maior para planejar suas ações de marketing, já sabendo o que está funcionando e o que precisa ser repensado.

Esses são alguns dentre os muitos benefícios de trazer as suas vendas para o ambiente virtual. Agora que você já tem confiança de que esse é o caminho certo para a sua empresa prosperar, tenha em mente alguns pontos que devem ser levados em conta para tirar o máximo de proveito dessa ferramenta:

1) Certifique-se de que o seu site funciona bem. Ter uma página com um design organizado, simples e responsivo é essencial para que o processo de vendas ocorra da forma desejada. O que é uma página responsiva? É aquela que se adequa aos diferentes formatos em que é exibida. O brasileiro compra muito pelo celular, mais que a média mundial inclusive, então é essencial que a sua página tenha uma navegação adequada para quem quiser acessá-la por um dispositivo móvel. Além disso, a facilidade com que o consumidor consegue realizar todos os passos do processo de compra é um fator preponderante para garantir que a venda seja efetuada. Se o site apresentar lentidão ou for confuso há grandes chances do internauta desistir de adquirir o que está sendo ofertado.

2) Avalie a necessidade de criar uma seção de “Perguntas frequentes”. Em muitos casos essas seções costumam ser úteis para esclarecer possíveis dúvidas que o visitante do site tenha durante a sua experiência de compra. Se essa dúvida for sanada de forma rápida e definitiva, as chances de dispersão são menores, e certamente você perderá menos vendas por dificuldade de uso da plataforma.

3) Procure estar atento ao mercado para oferecer preços competitivos. Um dos principais motivos dos brasileiros preferirem fazer compras online é o fato de eles terem uma percepção de que os produtos vendidos pela internet costumam ser mais baratos que os vendidos em lojas físicas. Por isso, é importante que a sua oferta esteja de acordo com essa percepção. Comodidade sem dúvidas é um fator relevante na decisão de compra dos consumidores, mas, principalmente em tempos de crise, o preço é o fator principal. Conseguir conciliar ambos pode ser o segredo para impulsionar suas vendas.

4) Deixe claro para os internautas que o processo de compra na sua loja virtual é seguro. Um dos maiores receios que os consumidores enfrentam na hora de decidir fazer uma compra online é a insegurança com relação ao procedimento. O medo de perder dados pessoais em vários casos impede as pessoas de aderirem ao e-commerce. Por isso, explicar porque o seu site é confiável e garantir que não haverá nenhum vazamento de dados é uma forma de convencê-los a dar um voto de confiança para a experiência de comprar pela internet.

Agora que você já tem todas essas informações em mãos, é hora de levar esse conhecimento pra frente. Se quiser trazer as suas vendas para o ambiente virtual a WRD pode ser a sua parceira nesse processo. Será um prazer conhecer a sua proposta e fazer um orçamento personalizado para você. Se tiver qualquer dúvida ou comentário sobre esse texto fique à vontade para expor aqui. Quer continuar nos acompanhando? Deixe o seu e-mail e vamos mantendo contato.

By | 2018-03-08T18:17:03+00:00 March 8th, 2018|Blog|Comments Off on E-commerce – Os benefícios de uma loja virtual